17
dez

Poste padrão é necessário para a ligação da energia elétrica

Compra do poste padrão pronto, cavar o buraco para a colocação e solicitar a ligação da energia.

Veja os detalhes de cada etapa da ligação da luz para o início da construção da casa.

Iniciar a construção de uma obra exige algumas ações preliminares que darão sustentação a todo o processo. Na verdade, antes de colocar a mão na massa propriamente dito, existem alguns planejamentos e certa infraestrutura para começar o trabalho.

Poste Padrão de Entrada de Energia | TRÊS LAGOAS,MS | ELETRODU.
Avenida Capitão Olinto Mancini, 79
Centro – Três Lagoas, MS
Três Lagoas – MS, 79600-080
Website: www.eletrodu.com

Primeiro temos o projeto que deve ser feito, aprovado e submetido à prefeitura para liberação para a construção. Estando OK é preciso contratar a mão de obra, comprar os materiais básicos e providenciar duas coisas essenciais: água e energia elétrica.

Ainda dentro daquilo que eu chamei inicialmente de etapa 3 da construção de uma casa está a ligação da energia elétrica. Muitos construtores acabam tendo que pegar energia emprestada de um vizinho, mas o correto é fazer a ligação antes de iniciar a obra. Vou mostrar abaixo os procedimentos que eu fiz para ligar a luz.

Passo 1: Compra do poste padrão

A primeira coisa a fazer é comprar o poste padrão pronto, pois ele é necessário. Este poste já vem com as especificações corretas para a ligação da luz e ele está disponível em diversas versões, sendo inicialmente o monofásico, bifásico e trifásico.

Passo 2: Cavar o buraco

A compra do poste inclui a instalação dele, ou seja, na entrega eles já deixam ele instalado e pronto para solicitar a ligação, mas para isso é necessário que você faça o buraco onde o poste será colocado. Neste caso é preciso saber em qual lado do terreno ele será colocado. Leia o texto: poste padrão pode ser colocado de qualquer lado?

Passo 3: Colocar o poste no lugar

Depois do buraco cavado e preciso pedir para fazer a entrega do mesmo e a sua colocação no devido lugar. A empresa que faz a venda, também faz este trabalho, ou seja, o preço pago é para deixá-lo colocado no lugar. Para isto, quando você compra, eles fazem algumas observações e explicações de como deve ser o buraco, com medidas de profundidade e diâmetro.

Passo 4: Solicitar a ligação

Após a instalação do poste padrão, o próximo passo foi solicitar a ligação da energia elétrica que precisa ser feito presencialmente na agência de atendimento da companhia de luz da cidade, no meu caso a Elektro. O processo é simples e basta levar os documentos pessoais e o carnê do IPTU para obter os dados do imóvel.

Um detalhe muito importante é que este processo não gera custo, uma surpresa já que tudo que eu estava fazendo havia custo e a ligação da água, por exemplo, havia ficado um absurdo.

Um detalhe que eles pedem é que você anote o número do medidor de energia de um vizinho. Creio que isto tenha haver com a identificação da rede. Não sei ao certo, mas pelo menos na Elektro existe esta solicitação.

Passo 5: A ligação

A ligação ocorreu em poucos dias, coisa de mais ou menos uma semana. Após a ligação da energia a construção pode de fato ter início já que betoneiras, furadeira, serras e outras ferramentas de construção necessitam dela para funcionar.

Algumas considerações:

Apesar de ser bem mais tranquilo a ligação da energia do que da água, eles são bastante criteriosos e se houver qualquer não conformidade com o poste padrão e a maneira com que ele foi colocado eles não ligam.

É absolutamente necessário que na sua obra tenha o número em algum lugar visível para que eles possam identificar. Isto também acontece com a ligação da água.

Após terminado a obra e ao fazer o acabamento, é comum as pessoas pintarem também o poste padrão com as cores do muro ou dar um acabamento diferenciado nele, se for o caso.

Como em muitas obras a pessoa começa a construção sem pedir a ligação da energia, muitos dependem do uso da energia elétrica de um vizinho. Isto é possível, mas não é o ideal, já que pode causar transtorno a esse. Outro detalhe é que as máquinas de construção civil, como betoneira podem puxar muita energia.

Na compra, não esqueça de optar pelo padrão bifásico  que permitira o uso de fases 110 e 220 volts. Algumas máquinas da construção como betoneiras, geralmente usa 220 e após pronta, na sua casa haverá pelo menos dois tipos de aparelhos que normalmente são 220: chuveiro e ar condicionado.

Evite pedir energia elétrica emprestada. Às vezes a pessoa concorda em fornecer, mas como as máquinas são pesadas, pode dar interferência na casa de seu vizinho e atrapalhar o uso dele com seus aparelhos domésticos. Pense nisso.