Poste de Energia Residencial Padrão
Poste de energia residencial padrão
O poste de energia residencial padrão é um equipamento produzido por empresas que geralmente trabalham com diversos tipos de postes de energia podendo ser de vários níveis, residenciais ou não, sendo desenvolvidos ainda postes de energia para condomínios e para comércios ou indústrias.
Geralmente, esse poste de energia residencial padrão é conhecido pelo conjunto das instalações entre a caixa de medição, o sistema de aterramento elétrico, os condutores, os disjuntores e vários outros acessórios que são imprescindíveis para a ligação.
Para a adequação do melhor poste de energia residencial padrão deve-se saber o tipo de ligação desejada, ela pode ser monofásica, bifásica ou até mesmo trifásica, de acordo com a necessidade do cliente e da voltagem existente no local que se deseja instalar o poste padrão.
POSTE DE ENERGIA RESIDENCIAL PADRÃO: VANTAGENS NA OBTENÇÃO
Através da obtenção de um poste de energia residencial padrão é possível realizar o ligamento da energia do local em questão de maneira mais rápida e simples, visto que ele já vem com as especificações corretas para a ligação da luz.
Além disso, o poste de energia residencial padrão possibilita grande facilidade para o cliente, visto que já é comprado pronto e instalado, só basta ir até a companhia elétrica e solicitar o ligamento de energia.
POSTE DE ENERGIA RESIDENCIAL PADRÃO: TIPOS DE POSTES DE ENERGIA
Dentre os vários tipos de poste de energia residencial padrão existem os postes de metal, postes de madeira e ainda os postes de concreto. Um outro tipo de poste padrão utilizado é o de fibra de vidro que possui ótima qualidade.
O poste de energia residencial padrão de madeira e de concreto são mais baratos porém possuem uma baixa durabilidade, mas dependendo da ocasião não geram problema, já os de metal têm uma durabilidade ótima e geralmente são resistentes às mudanças climáticas.
ELETRODU POSTE PADRÃO: POSTE DE ENERGIA PADRÃO DE QUALIDADE
A ELETRODU Poste Padrão de Entrada de Energia, Monofásico, Bifásico e Trifásico é uma empresa renomada na fabricação, distribuição e prestação de serviços de elétrica geral, visa sempre a satisfação do cliente como principal objetivo e atende na cidades: Três Lagoas, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Aparecida do Toboado no Mato Grosso do Sul, Ilha Solteira, SP Andradina, SP e Castilho, SP. Além disso, a empresa tem como objetivo garantir qualidade, eficiência e total compromisso com cada tipo de projeto.
Poste padrão é necessário para a ligação da energia elétrica
Compra do poste padrão pronto, cavar o buraco para a colocação e solicitar a ligação da energia. Veja os detalhes de cada etapa da ligação da luz para o início da construção da casa.
Iniciar a construção de uma obra exige algumas ações preliminares que darão sustentação a todo o processo. Na verdade, antes de colocar a mão na massa propriamente dito, existem alguns planejamentos e certa infraestrutura para começar o trabalho.
Primeiro temos o projeto que deve ser feito, aprovado e submetido à prefeitura para liberação para a construção. Estando OK é preciso contratar a mão de obra, comprar os materiais básicos e providenciar duas coisas essenciais: água e energia elétrica.
Ainda dentro daquilo que eu chamei inicialmente de etapa 3 da construção de uma casa está a ligação da energia elétrica. Muitos construtores acabam tendo que pegar energia emprestada de um vizinho, mas o correto é fazer a ligação antes de iniciar a obra. Vou mostrar abaixo os procedimentos que eu fiz para ligar a luz.
Passo 1: Compra do poste padrão
A primeira coisa a fazer é comprar o poste padrão pronto, pois ele é necessário. Este poste já vem com as especificações corretas para a ligação da luz e ele está disponível em diversas versões, sendo inicialmente o monofásico, bifásico e trifásico.
Eu optei pelo bifásico que acredito também ser o mais comum, já quem com ele é possível fazer a ligação de 110 volts e 220 volts. Este detalhe é bastante importante, pois em uma residência alguns aparelhos podem ser 200 volts e talvez você vá precisar dela. Também é recomendável que os chuveiros sejam 220 pelo alto consumo que eles têm.
Passo 2: Cavar o buraco
A compra do poste inclui a instalação dele, ou seja, na entrega eles já deixam ele instalado e pronto para solicitar a ligação, mas para isso é necessário que você faça o buraco onde o poste será colocado. Neste caso é preciso saber em qual lado do terreno ele será colocado. Leia o texto: poste padrão pode ser colocado de qualquer lado?
Passo 3: Colocar o poste no lugar
Depois do buraco cavado e preciso pedir para fazer a entrega do mesmo e a sua colocação no devido lugar. A empresa que faz a venda, também faz este trabalho, ou seja, o preço pago é para deixá-lo colocado no lugar. Para isto, quando você compra, eles fazem algumas observações e explicações de como deve ser o buraco, com medidas de profundidade e diâmetro.
Passo 4: Solicitar a ligação
Após a instalação do poste padrão, o próximo passo foi solicitar a ligação da energia elétrica que precisa ser feito presencialmente na agência de atendimento da companhia de luz da cidade, no meu caso a Elektro. O processo é simples e basta levar os documentos pessoais e o carnê do IPTU para obter os dados do imóvel.
Um detalhe muito importante é que este processo não gera custo, uma surpresa já que tudo que eu estava fazendo havia custo e a ligação da água, por exemplo, havia ficado um absurdo.
Um detalhe que eles pedem é que você anote o número do medidor de energia de um vizinho. Creio que isto tenha haver com a identificação da rede. Não sei ao certo, mas pelo menos na Elektro existe esta solicitação.
Passo 5: A ligação
A ligação ocorreu em poucos dias, coisa de mais ou menos uma semana. Após a ligação da energia a construção pode de fato ter início já que betoneiras, furadeira, serras e outras ferramentas de construção necessitam dela para funcionar.
Algumas considerações:
Apesar de ser bem mais tranquilo a ligação da energia do que da água, eles são bastante criteriosos e se houver qualquer não conformidade com o poste padrão e a maneira com que ele foi colocado eles não ligam.
É absolutamente necessário que na sua obra tenha o número em algum lugar visível para que eles possam identificar. Isto também acontece com a ligação da água.
Após terminado a obra e ao fazer o acabamento, é comum as pessoas pintarem também o poste padrão com as cores do muro ou dar um acabamento diferenciado nele, se for o caso.
Como em muitas obras a pessoa começa a construção sem pedir a ligação da energia, muitos dependem do uso da energia elétrica de um vizinho. Isto é possível, mas não é o ideal, já que pode causar transtorno a esse. Outro detalhe é que as máquinas de construção civil, como betoneira podem puxar muita energia.
Na compra, não esqueça de optar pelo padrão bifásico que permitira o uso de fases 110 e 220 volts. Algumas máquinas da construção como betoneiras, geralmente usa 220 e após pronta, na sua casa haverá pelo menos dois tipos de aparelhos que normalmente são 220: chuveiro e ar condicionado.
Evite pedir energia elétrica emprestada. Às vezes a pessoa concorda em fornecer, mas como as máquinas são pesadas, pode dar interferência na casa de seu vizinho e atrapalhar o uso dele com seus aparelhos domésticos. Pense nisso.
Poste Padrão de Entrada de Energia: Como escolher e quais são os preços?
Entenda como deve ser escolhido o Poste Padrão adequado para a sua construção e saiba alguns preços de poste padrão que podem ser encontrados, dependendo do modelo optado.
Poste Padrão
O Poste Padrão é um conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores, disjuntores e outros acessórios indispensáveis a ligação.
Antes de tudo é muito importante saber que poste padrão não é tudo igual, existindo vários critérios que devem ser seguidos para a escolha. Vamos conhecer estes critérios e entender as diferenças?
Tipo de Ligação
– Tensão
O tipo de ligação pode ser monofásico (110v), bifásico (220v) ou trifásico.
Esta escolha irá depender da tensão dos equipamentos instalados em sua residência ou estabelecimento comercial.
Atualmente, o mais utilizado em residências é o modelo bifásico, que permite a ligação em fase 110v e 220v, sendo ideal para ligar chuveiros ou ar condicionados em 220v e tomadas e lâmpadas em 110v.
Porém, existem também os modelos econômicos, aprovados pela CPFL, por exemplo, onde a ligação é apenas 110v e indicada para casas populares.
Para casas com piscinas ou projetos que terão equipamentos de alta tensão, indicam-se os postes padrão trifásicos.
– Carga Instalada
Também é necessário saber também a carga instalada, para definir o fio e disjuntor que acompanharão o seu poste padrão.
Por exemplo, para uma casa em que foi escolhido o tipo bifásico (220v), encontra-se as opções B1 e B2 para compra (homologados pela concessionária ELEKTRO) sendo a primeira para carga de até 18 KW e a segunda para cargas de até 25 KW.
Pareceu confuso? Um consultor pode te auxiliar nessa escolha, garantindo maior assertividade e evitando assim, a necessidade de troca no futuro ou reprovação da concessionária de energia na hora de solicitar a ligação.
Quantidade de relógios
A escolha da quantidade de relógios ou caixas é simples, dependendo apenas do número de residências ou comércios no terreno.
As opções são: um relógio, dois, três ou quatro, a ser escolhido dependendo da quantidade de imóveis no terreno.
Local da instalação
O Poste Padrão poderá ser frontal (visor voltado para a calçada) ou lateral (para dentro da obra), dependendo do projeto desenhado.
Importante: o visor deve estar em um local que possibilite o acesso dos funcionários para fazer a medição do relógio.
Fabricantes Homologados
Após ter definido todos os requisitos acima é hora de encontrar um fornecedor que tenha o produto homologado à concessionária de energia elétrica da sua região (Exemplos: CPFL, Elektro, EDP Bandeirantes, entre outras).
Lembre-se: Poste Padrão NÃO é tudo igual e a escolha adequada (desde as especificações até o fornecedor) irá garantir que você economize tempo, dinheiro e evite danos nos eletrodomésticos, além de riscos em geral.
Mas afinal, qual o preço do Poste Padrão de Entrada de Energia?
O valor irá depender dos requisitos escolhidos acima, sendo assim, podendo encontrar preços de R$ 900,00, em um modelo econômico, R$ 1.900,00 em modelos de mais caixas e maior tensão, entre outros preços a serem consultados junto ao fornecedor.