04
jan

Qual padrão para ligação de energia?

padrão de ligação de energia elétrica é composto por poste, caixa de medidor, eletrodutos, fios, haste de aterramento e disjuntor de proteção. Para o exemplo prático vamos exemplificar o padrão bifásico com medidor visível pela rua. (Para registrar o consumo não é necessário adentrar ao imóvel).

Encontre aqui na Eletrodu poste de luz – Entrada de Energia – Monofásico – Bifásico – Trifásico.

Quanto custa para colocar um padrão?

É importante saber que para colocar um relógio de luz é necessário que já exista um poste padrão instalado no local. Em alguns casos, o poste já vem com o relógio de luz acoplado, e o preço médio desse equipamento costuma ficar entre R$ 840 e R$ 1.700, já incluindo a instalação.

Pode usar padrão de energia usado?

Posso reaproveitar um padrão usado retirado de outro imóvel (materiais de segunda mão)? Em hipótese alguma é permitida a reutilização de materiais para a construção, alteração e ou reforma do padrão de entrada.

Como fazer um padrão de entrada de energia?

Dimensionamento do Padrão de Entrada: Carga instalada: potência de placa do fabricante. Fator de demanda conforme a Tabela 11, a ser aplicada a cada tipo de aparelho; Fator de potência, considerar igual a 0,75.

Encontre aqui na Eletrodu poste de luz – Entrada de Energia – Monofásico – Bifásico – Trifásico.

Tarifa Branca

Você sabe o que é Tarifa Branca?
A Tarifa Branca é uma nova opção tarifária que sinaliza a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo. Ao escolher a Tarifa Branca você passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana. A partir de 01 de janeiro de 2020 a opção está disponível para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 Volts), denominadas de grupo B, tanto para novas ligações como para as existentes.

Sabe em quais situações é vantajoso mudar para a Tarifa Branca?
Antes de optar pela Tarifa Branca, você precisa fazer uma análise dos hábitos de utilização de consumo da energia elétrica ao longo do dia. Para os clientes residenciais, os aparelhos elétricos que mais contribuem com o consumo de energia são os chuveiros elétricos e os equipamentos como ar-condicionado, aquecedores e ferro de passar.

Assim, a adesão à tarifa branca privilegiará o cliente que tem flexibilidade para consumir mais energia durante o período de 20:30:00 às 15:29:59 e REDUZIR O CONSUMO das  16:30:00 às 21:29:59. Quando não houver a possibilidade de concentrar grande parte do consumo diário fora do horário de pico [de ponta], o novo modelo de cobrança não tende a ser vantajoso. Para as residências em que os moradores trabalham, estudam, chegam em casa no início da noite, assiste à TV, liga o ar condicionado e toma banho com chuveiro elétrico, a tarifa branca não tende a ser a melhor opção.

Sabe como funciona a Tarifa Branca?
Você primeiro deverá solicitar a adesão pelos nossos canais de atendimento e confirmada a sua adesão, seu consumo será registrado de acordo com os horários em que a energia elétrica é utilizada.
Após a instalação, a leitura de consumo é verificada EM TRÊS HORÁRIOS: PONTA, INTERMEDIÁRIO E FORA PONTA e demostrados com seus respectivos valores de pagamento na conta de energia.

• Ponta (das 17:30:00 às 20:29:59)
• Intermediário (das 16:30:00 às 17:29:59 e 20:30:00 às 21:29:59)
• Fora de ponta (das 21:30:00 às 16:29:29)

Fins de semana e feriados o valor é sempre cobrado pela leitura de FORA PONTA.

Assim, se você adotar hábitos que priorizem o uso da energia no horário FORA DE PONTA, poderá haver a diminuição no consumo de energia elétrica, contudo caso o hábito de consumo não seja adequado à Tarifa Branca, ele poderá passar a pagar uma conta de energia mais cara, mesmo que não ocorra aumento no consumo de energia elétrica.

IMPORTANTE!
Se você optar pela Tarifa Branca, é necessário que seja disciplinado o seu consumo de energia, pois só assim a economia na conta será possível. Por isso, caso o consumo de energia nos horários de Ponta (das 17:30:00 às 20:29:59) e intermediário (das 16:30:00 às 17:29:59 e 20:30:00 às 21:29:59) não sejam evitados, a adesão à Tarifa Branca poderá resultar em uma conta de luz MAIS ALTA que da tarifa convencional.

ATENÇÃO!
A opção pela adesão da Tarifa Branca não exclui a cobrança dos tributos, tais como ICMS, PIS e COFINS. A cobrança desses itens é determinada por lei e regulada pela ANEEL.
Vale reforçar que a Tarifa Branca não se aplica aos consumidores residenciais de Baixa Renda, beneficiários de descontos previstos em Lei e à iluminação pública.

Mudou de Ideia e quer voltar a tarifa convencional?
Você poderá retornar a Tarifa Convencional por meio dos nossos canais de atendimento e vamos atender a sua solicitação em até 30 dias. Após o retorno à Convencional, uma nova adesão à Tarifa Branca só será possível após o prazo de 180 dias.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento.